História da APGo

Apesar de Portugal ter sido o primeiro país da Europa a estabelecer contacto  e comércio com o Japão no século XV, não há sinais do jogo de Go ter chegado a Portugal antes do século XX.

Foi em 1974 que o Go começou pela primeira vez a ser jogado em Portugal, depois da embaixada japonesa ter enviado alguns livros de Go, traduzidos para português, à Federação Portuguesa de Xadrêz. Como não havia a possibilidade de obter tabuleiros e pedras, os jogadores fizeram os seus próprios tabuleiros. Como resultado, começou-se a jogar nalguns clubes de xadrêz em Lisboa, chegando a realizar-se alguns campeonatos. No entanto, dado o pequeno número de jogadores, o Go não progrediu e eventualmente desapareceu.

img6_1
Primeira assembleia geral da APGO

Por sorte, em 1991, alguns executivos japoneses que viviam em Lisboa, liderados pelo Sr. Higashimura, começaram a dar lições semanais, no Clube de Jogos de Simulação. Desses encontros vieram os jogadores que fundaram a APGO. No entanto, foi apenas em 1992, com o evento de uma semana cultural japonesa, que o jogo ficou mais conhecido. O Sr. Yoshinori Kano (9 dan) fez duas apresentações públicas, no Fórum Picoas e no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico e novas caras apareceram nos encontros de domingo.

Em 1993, o Sr. Noriyuki Nakayama, 6 dan, veio a Lisboa e deu algumas lições. Foi também neste ano que Portugal participou pela primeira vez no Campeonato do Mundo de Go Amador. Outra novidade foi a presença de três jogadores portugueses no Congresso Europeu de Go, em Maastricht.

Devido a problemas, como a falta de jogadores de nível dan (o Sr. Ohara deixando Portugal em 1995) e a falta de um local (mais) regular para jogar, a prática do Go em Portugal efectuou lentos progressos.
No entanto, em 1997, a APGO iniciou uma página Internet e um jornal, traduziu algum material didático do European Go Cultural Center, e tem vindo a ter algum sucesso na divulgação do jogo. A visita do Sr. Song Xuelin e da Sra. Chen Huifang foi também um sucesso. Foi também nessa altura que Gabriel Branco conseguiu a melhor posição portuguesa no Campeonato Mundial Amador de Go no Japão, ficando em 39º lugar.

foto1
O Sr. Song Xuelin comentando
foto2
A Srª Chen Hiufang com alguns estudantes

Mais recentemente, com o aparecimento dos servidores para jogar Go por Internet e do Manga e Anime Japonês sobre o Go – Hikaru no Go, a comunidade do Go em Portugal tem visto surgir muitos jogadores novos. Existe agora mais duas provas a nivel internacional em que Portugal participa – o Korean Badduk Prime Minister Cup, na Coreia e o World Mind Sports Games, que tem lugar em paralelo com os jogos olímpicos e que se realiza pela primeira vez neste Pequim 2008.  Em 2006, depois da reunião realizada em Lisboa para a criação da International Minds Sports Association,  foram criados os estatutos para uma  Federação dos Desportos da Mente em Portugal e esperamos que esteja no activo dentro de breve. A APGO tem agora uma nova página de Internet e tem recebido inúmeros convites por parte de associações culturais para a divulgação do Go.