Torneios APGo online 2018

A APGo vai passar a promover torneios em tempo real e por correspondência, com o intuito de promover a prática competitiva do Go em Portugal, e tentando que o maior número de jogadores portugueses participem. Dependendo da adesão, naturalmente poder-se-ão promover mais torneios.

Aqui ficam os procedimentos para inscrição e as regras de funcionamento para ambos os torneios.

Torneio APGo 2018 em tempo real

  • 6 rondas suíças, sem handicap, a serem jogadas em partidas ao vivo. 30 min + byoyomi canadiano 25 pedras / 7 minutos.
  • As partidas serão jogadas no Pandanet (podem descarregar o cliente aqui). Também há versões Android e iOS na Play Store e App Store respectivamente (procurar por Pandanet Go). As partidas podem ser jogadas noutro servidor por acordo entre ambos os jogadores.
  • As partidas serão jogadas aos domingos à noite, 21h hora de Portugal continental. Poderão ser jogadas noutro dia e outra hora por acordo de ambos os jogadores, até à sexta-feira seguinte. O torneio decorrerá de Janeiro a Julho de 2018.
  • fórum online da APGo será o local de comunicação entre jogadores. Haverá uma entrada por partida, a ser criada com 10 dias de antecedência, em que ambos os jogadores devem acertar hora e outros pormenores. O vencedor deve publicar nesse local o resultado do jogo. Quem não estiver ainda registado no Fórum pode fazê-lo aqui.
  • Em caso de dúvida, os jogadores poderão contactar o director do torneio (joaoluc@go-portugal.org). As decisões do director serão soberanas.
  • As partidas podem e devem ser comentadas pelos vencedores (e não só). Por favor carreguem as partidas no Gokibitz. Comentem em português, sem preconceitos. Por favor linkem a partida no Gokibitz quando anunciarem o vencedor no fórum.
  • Muitos de vós têm-se perguntado, tal como eu, porque é que não se tornam mais fortes. A resposta é muito simples: porque não jogam o suficiente. Vamos a isso!
  • As inscrições fazem-se por email (joaoluc@go-portugal.org) até dia 12 de Janeiro. Nome, nick no Pandanet (se tiverem) e rank.

Torneio APGo 2018 por correspondência

  • McMahon a 6 rondas, sem handicap, com barras nos 10k e 20k. Fischer clock com 2 dias de tempo inicial, e incremento de um dia por jogada, até um máximo de 3 dias, sem pausa ao fim de semana (na prática, após a primeira jogada, têm que jogar uma vez a cada três dias, no mínimo, para que não percam por tempo). Para os interessados, detalhes sobre o funcionamento de um torneio McMahon no Sensei’s Library.
  • As partidas serão jogadas exclusivamente no OGS. O OGS é um servidor web, que funciona bem em telemóveis, pelo que não há desculpas para timeouts!
  • Após o início do torneio, as rondas decorrerão ao ritmo do jogo mais lento (o emparelhamento da ronda seguinte fica dependente do término da anterior). Seria bom sinal que conseguíssemos terminar o torneio durante o primeiro semestre, e fazer outro no segundo!
  • Tomarei a liberdade de convidar os jogadores que já têm conta no OGS e que se identifiquem como Portugueses (há uma bandeirinha sobre o avatar de cada um). Se alguém conhecer jogadores portugueses que não estejam nos grupos “Portugal” e “APGo” no OGS, enviem os nomes de utilizador para vasco@go-portugal.org para que os possa convidar. No entanto, peço a todos os interessados em participar para aceitarem apenas se tencionam aparecer regularmente no OGS durante os previsivelmente vários meses que deverá durar o torneio, caso contrário haverá muitas vitórias por tempo, o que deturpará e muito os resultados do torneio.
  • Em caso de dúvida, os jogadores poderão contactar o director do torneio (vasco@go-portugal.org). As decisões do director serão soberanas.

Bons jogos a todos!

Deixe um comentário