O que é o Go?

The Go Player, foto de  Peter Dahlgren
Timeless, foto de Peter Dahlgren

O Go (conhecido como Igo no Japão, WeiQi na China e Baduk na Coreia) é um jogo de tabuleiro fascinante que nasceu na China há mais de 4000 anos. A sua origem permanece incerta e é rodeada por vários mitos. Das quatro grandes artes da China antiga – Go, Poesia, Guquin (um instrumento de corda) e a caligrafia – o Go, apesar da sua aparente simplicidade, foi considerada a mais difícil de apreender, compreender e dominar.

Foi introduzido há cerca de 1300 anos no Japão através de mestres budistas que visitaram a China e, ganhando popularidade junto da corte imperial, foi institucionalizado em quatro escolas, tornando-se num modo de vida para alguns sábios. Hoje, o Go é ainda jogado na sua forma original.

O Go é um jogo de cerco e território, de regras muitos simples e acessível a todas as idades. Começa com o tabuleiro vazio, rectangular, habitualmente com 19×19 intercepções. É jogado com pedras pretas e brancas. Cada jogador coloca alternadamente uma pedra numa intersepção, tentando cercar território. As pedras permanecem no tabuleiro, na mesma posição onde foram colocadas, a não ser que venham a ser, por sua vez, cercadas e capturadas. Vence quem conseguir dominar uma maior área do tabuleiro.

Jogo profissional coreano transmitido na BadukTV
Jogo profissional coreano transmitido na BadukTV

Possui um sistema de handicap, que permite jogadores mais fracos enfrentarem os mais fortes em pé de igualdade, e também um sistema de ranking internacional similar às artes marciais.

O Go é multifacetado, sendo profundo em história, arte, filosofia e ciência, e cativou ao longo dos tempos as mentes mais subtis. Hoje em dia, a popularidade e importância do jogo é tanta que, para além de jornais e publicações diárias no oriente, existem escolas e ligas de jogadores profissionais e até mesmo cursos universitários. Existem ainda canais de televisão inteiramente dedicados ao Go e inúmeras competições profissionais e amadoras, nacionais e internacionais em todo o mundo.

Campeonato Mundial Amador de Go
Campeonato Mundial Amador de Go

Há muito a dizer sobre o Go. Quem estiver interessado, pode começar por ler o excelente artigo Go in ancient China, do especialista John Fairbaim, ou consultar toda uma série de artigos interessantíssimos.